quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Cientistas testam a plantação de batatas em ambiente semelhante ao de Marte

A batata é realmente um tubérculo muito resistente e adaptável. Foi domesticada pelo ser humano onde hoje é o Peru entre 8000 e 5000 a.C. e espalhou-se por todos os povos da América.
Com a descoberta do Novo Mundo, os europeus levaram a batata para os seus países e a planta adaptou-se incrivelmente bem, tornando-se um dos alimentos mais importantes da Europa.

Uma equipa de cientistas está a plantar os tubérculos num ambiente com condições semelhantes à do planeta Marte. Caso a batata se prove realmente tão resistente e adaptável quanto parece, podemos ter num futuro próximo as primeiras plantações fora de Terra.

A experiência está a ser realizada no Peru, no Centro Internacional de la Papa , que estuda tudo e mais alguma coisa em relação às batatas.


A intenção dos testes é provar a resistência das batatas e alertar a sociedade sobre o perigo causado pela devastação cada vez maior de áreas verdes no planeta. Joel Ranck, chefe de comunicações do Centro Internacional de la Papa, afirma: "Nada melhor para aprendermos sobre alterações climáticas, do que cultivar um planeta que morreu há dois biliões de anos. Precisamos que as pessoas entendam que se pudermos cultivar batatas nas condições extremas de Marte, podemos salvar vidas na Terra."


Fonte: CENTRO INTERNACIONAL DE LA PAPATECMUNDO


Sem comentários:

Enviar um comentário