sábado, 26 de setembro de 2015

Pesquisadores criam equipamento portátil para teste rápido de Ebola

Pesquisadores da Universidade de Santa cruz, nos EUA, desenvolveram um equipamento portátil capaz de detetar o vírus Ebola.
É o primeiro dispositivo de tamanho reduzido capaz de tal façanha e pode representar um grande avanço no combate à doença. Até agora só era possível identificar o vírus em laboratórios avançados e com medidas de isolamento extremas.

O Equipamento funciona através do procedimento conhecido por Reação em Cadeia da Polimerase, RCP, que consegue identificar visualmente partes de ADN através da replicação em massa. Contudo o vírus é constituído por RNA, ainda é necessário processar o sangue do paciente infetado em laboratório para esse RNA do Ebola em ADN. Somente depois disso é que o aparelho consegue trabalhar para identificar o vírus.

https://imgnzn-a.akamaized.net/2015/09/25/25191243657235.jpg?w=1040
Ao que parece, o dispositivo funciona de forma bem precisa, conseguindo distinguir o Ebola de outras duas outras variantes muito próximas e menus fatais, o Vírus do Sudão e o Vírus Marburg. Mesmo assim ainda não está pronta para uso de campo e precisará de passar por mais pesquisa e desenvolvimento para que os cientistas consigam fazê-lo identificar o RNA do vírus diretamente do sangue sem processamento.

Sendo assim ainda não existe uma data de lançamento para uso de campo.

Artigo científico completo: AQUI



Sem comentários:

Enviar um comentário